Historia do Döner Kebab

origens turcas

A origem turca do döner kebab - o prato que é feito colocando a carne em um espeto vertical para grelhar - não é clara. Algumas fontes datam de 1936 na região da Anatólia, na Turquia. Tradicionalmente, na Turquia, o döner kebab é servido em um prato com acompanhamentos e salada.

BerliM, 1972

Mas por que Berlin Döner? O que torna esta especialidade turca alemã?

Nas décadas de 1960 e 1970, muitos trabalhadores imigrantes turcos foram para a Alemanha e Berlim Ocidental. Eles trouxeram seu döner kebab e viram os diferentes hábitos alimentares dos alemães.

Hoje em dia, Kadir Nurman é creditado como a primeira pessoa que pegou o prato em 1972 e o colocou em um pão quente.

NA ALEMANHA HOJE

Hoje existem 1000 lugares de döner kebab a mais em Berlim do que em Istambul.

Em toda a Alemanha, existem mais de 16.000. Mas não apenas a Alemanha adora kebab. Na Holanda, Escandinávia, Polônia, França, Croácia, você encontra a iguaria em quase todos os países europeus.

KEBAB/CHURRASCO GREGO NO BRASIL

Talvez você já tenha visto o churrasgo grego ou até mesmo experimentado. A Grécia fica ao lado da Turquia, então definitivamente há alguma semelhança. Embora o 'gyros' grego seja tradicionalmente feito com carne de porco, o churrasco grego brasileiro é mais frequentemente encontrado com uma mistura de diferentes carnes em um espeto, servido em um pão francês com alface e ketchup.

BERLIN DÖNER EM MONTES CLAROS

Os fundadores alemães do Berlin Döner aproveitaram para trazer o Döner Kebab para o Brasil e abriram a primeira loja em Montes Claros, MG. Com determinação em oferecer um produto de qualidade feito em casa e um autêntico Döner Kebab, damos as boas-vindas às ruas de Berlim!